domingo, 3 de junho de 2012

Conceito de Didática aplicado às TIC

[1] A didática no sentido tradicional traduz-se como arte ou técnica de ensinar. Os principais elementos da acção didática são:
  • o professor;
  • o aluno;
  • a disciplina;
  • o contexto de aprendizagem;
  • as estratégias metodológicas;


A forma pela qual os ensinamentos são transmitidos, poderão surtir numa maior ou menor compreensão dos conteúdos.

O ensino dos conteúdos a partir das novas ferramentas TIC, deverá ter um objetivo final claro. O professor tem de apresentar logo de início aos alunos, a "missão" pela qual o trabalho a efetuar será de valor tanto formal como informal. O investimento pessoal na produção de conteúdos, só poderá resultar se ambos os intervenientes, professor-aluno, conjugarem esforços entre planeamento de tarefas e domínio das ferramentas.


A disciplina tem de ser encarada analogamente a uma equipa de futebol. O treinador-professor concebe uma estratégia de ensino, que a cada jornada-matéria os alunos "jogam" no sentido de ganharem pontos de conhecimento.


O contexto de aprendizagem, analogamente, tem de ser encarado como que a deslocação de uma equipa para jogar fora. Cada ferramenta TIC (Office-Imagem-Vídeo/Áudio-Web) terá uma abordagem diferente em termos de estratégia metodológica.

Como exemplo de aplicação desta proposta de ensino, na produção de um objeto de aprendizagem, partilho aqui alguns produzidos por mim e aplicados em contexto de docência:


1) Imagens fixas:






*1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Didatica

Sem comentários:

Enviar um comentário